Na internet são
publicados todos os dias milhares de informações, delas em diversos gêneros e
abordagens. O webjornalismo é a maneira de fazer jornalismo no espaço online. Para compreender melhor há
características que define o webjornalismo, são elas:
Hipertextualidade
O hipertexto
são sequências de links distribuídos em alguma matéria, o internauta tem a
liberdade de acessar estes diversos textos, tornando uma leitura flexível. O
hipertexto é encontrado na web normalmente em palavras ou frases com a cor
diferente do texto, grifadas e também em imagens (ao clicar o usuário é redirecionado para algum lugar).
Exemplo:
Multimedialidade
Esta
característica é o conjunto de diferentes linguagens, por exemplo, fotografia,
vídeos, áudios em uma só narrativa. De acordo com Ramon Salaverría, esta
prática não é recente, mas acontece há mais de dois séculos. Podemos identificar a multimedialidade onde há imagens, vídeos, entre outras linguagens em uma mesma matéria.
Exemplo:
Podemos perceber que nesta matéria há a linguagem da escrita e o vídeo para informar |
Para compreender melhor, assista ao vídeo abaixo:
Interatividade
Segundo o autor
Alejandro Rost, a interatividade é a ponte entre os meios de comunicação e os
usuários. Esta característica dá certo poder aos internautas, por meio de
buscar e selecionar as informações. Outro poder também é o de intervir e
expressar sua opinião a um espaço que lhe é permitido.
Os meios de
comunicação também têm o poder de controle sobre como este usuário irá ser
informado e como participar. Pois estes meios irão selecionar quais notícias
serão publicadas, moderar comentários nas redes sociais e blogs e criam um
ambiente para que os usuários interagem entre si.
Há dois tipos
de interatividade, segundo Rost, são eles:
Seletiva:
É definida como
o comportamento do internauta no ambiente online, por exemplo, ir algum espaço
de busca para saber alguma informação. Neste tipo de interatividade a principal
possibilidade é o hipertexto, que posso ou não clicar em algum hiperlink para
saber mais de alguma informação.
Um exemplo desta interatividade é você, leitor, ter a autonomia de querer buscar mais informações postadas aqui neste texto em outros lugares.
Comunicativa
Esta tipo de interatividade é a maneira de como este internauta irá se expressar diante dos meios de comunicação, por meio de comentários nas redes sociais, em forma de diálogos, discussões, confrontos. Um exemplo disso é o seu comentário neste post, que estará disponibilizado um espaço abaixo.
Outro exemplo:
Podemos ver o usuário comentando em algum post da Netflix, e a empresa respondendo seus comentários |
Instantaneidade
É a velocidade
de informações que chegam às pessoas. Esta característica acontece em três
momentos, são eles: na publicação, pois este processo se tornou dinâmico e a
autonomia do jornalista aumentou. O segundo momento é o constante número de
informações que recebemos. A terceira é a distribuição, nos meios de
comunicação tradicional (rádio e TV) é possível fazer transmissões ao vivo, mas
dependerá do usuário ligar o aparelho. No ambiente online algum amigo deste
usuário poderá compartilhar e logo ficará sabendo.
O exemplo abaixo é uma transmissão ao vivo do espaço.
O exemplo abaixo é uma transmissão ao vivo do espaço.
Memorização
A memorização é
uma característica que está voltada ao armazenamento de informação que os meios
de comunicação e a internet tem a capacidade de guardar. Com as tecnologias
digitais muitos arquivos são digitalizados, anexados e tornando público para
não somente para quem produz, mas também para quem recebe.
Um exemplo
claro é o acervo da Folha de São Paulo que está disponível online, neste
ambiente é possível pesquisar matérias antigas publicados pelo jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário