quarta-feira, 15 de março de 2017

Webjornalismo e o cenário brasileiro

Na internet são publicados todos os dias milhares de informações, delas em diversos gêneros e abordagens. O webjornalismo é a maneira de fazer jornalismo no espaço online. Para compreender melhor há características que define o webjornalismo, são elas:

Hipertextualidade

O hipertexto são sequências de links distribuídos em alguma matéria, o internauta tem a liberdade de acessar estes diversos textos, tornando uma leitura flexível. O hipertexto é encontrado na web normalmente em palavras ou frases com a cor diferente do texto, grifadas e também em imagens (ao clicar o usuário é redirecionado para algum lugar).

Exemplo:


Multimedialidade

Esta característica é o conjunto de diferentes linguagens, por exemplo, fotografia, vídeos, áudios em uma só narrativa. De acordo com Ramon Salaverría, esta prática não é recente, mas acontece há mais de dois séculos. Podemos identificar a multimedialidade onde há imagens, vídeos, entre outras linguagens em uma mesma matéria.

Exemplo:

Podemos perceber que nesta matéria há a linguagem da escrita e o vídeo para informar

Para compreender melhor, assista ao vídeo abaixo:



Interatividade

Segundo o autor Alejandro Rost, a interatividade é a ponte entre os meios de comunicação e os usuários. Esta característica dá certo poder aos internautas, por meio de buscar e selecionar as informações. Outro poder também é o de intervir e expressar sua opinião a um espaço que lhe é permitido.

Os meios de comunicação também têm o poder de controle sobre como este usuário irá ser informado e como participar. Pois estes meios irão selecionar quais notícias serão publicadas, moderar comentários nas redes sociais e blogs e criam um ambiente para que os usuários interagem entre si.

Há dois tipos de interatividade, segundo Rost, são eles:

Seletiva:

É definida como o comportamento do internauta no ambiente online, por exemplo, ir algum espaço de busca para saber alguma informação. Neste tipo de interatividade a principal possibilidade é o hipertexto, que posso ou não clicar em algum hiperlink para saber mais de alguma informação.

Um exemplo desta interatividade é você, leitor, ter a autonomia de querer buscar mais informações postadas aqui neste texto em outros lugares.

Comunicativa

Esta tipo de interatividade é a maneira de como este internauta irá se expressar diante dos meios de comunicação, por meio de comentários nas redes sociais, em forma de diálogos, discussões, confrontos. Um exemplo disso é o seu comentário neste post, que estará disponibilizado um espaço abaixo.

Outro exemplo:

Podemos ver o usuário comentando em algum post da Netflix, e a empresa respondendo seus comentários

Instantaneidade

É a velocidade de informações que chegam às pessoas. Esta característica acontece em três momentos, são eles: na publicação, pois este processo se tornou dinâmico e a autonomia do jornalista aumentou. O segundo momento é o constante número de informações que recebemos. A terceira é a distribuição, nos meios de comunicação tradicional (rádio e TV) é possível fazer transmissões ao vivo, mas dependerá do usuário ligar o aparelho. No ambiente online algum amigo deste usuário poderá compartilhar e logo ficará sabendo.  

O exemplo abaixo é uma transmissão ao vivo do espaço.


Memorização

A memorização é uma característica que está voltada ao armazenamento de informação que os meios de comunicação e a internet tem a capacidade de guardar. Com as tecnologias digitais muitos arquivos são digitalizados, anexados e tornando público para não somente para quem produz, mas também para quem recebe.


Um exemplo claro é o acervo da Folha de São Paulo que está disponível online, neste ambiente é possível pesquisar matérias antigas publicados pelo jornal.





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