quarta-feira, 31 de maio de 2017

Mortes de jovens menores de 15 anos e suas causas

A cada dia na mídia podemos perceber nos noticiários as mortes de jovens por diversos motivos. Segundo dados da OMS (Organização Mundialda Saúde), avalia 1,2 milhão de adolescentes morrem por ano no mundo, sendo três mil por dia

Uma das principais causas entre as mortes dos jovens brasileiros de 10 a 15 anos sã: violência entre pessoas, acidentes no trânsito, suicídio, afogamento e infecções respiratórias. Para a OMS, 10% da população mundial, os adolescentes praticam violência contra si. Em Minas Gerais, de acordo com o IBGE, jovens de 15 a 24 anos representava 72,4% de óbito decorrente a essas causas.

Estudo feito pelo Institutode Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FPSP), afirma que no Brasil, em 2014, resultou 59.627 mil homicídios, tendo uma alta de 21,9% comparado ao ano anterior. Dentre esses óbitos, 3.009 foram por ações policiais e 681 por intervenções legais.

De acordo com o estudo “Mapa da violência: Adolescentes de 16 e 17 anos”, no Brasil, a metade das causas das mortes de jovens com as idades entre 16 e 17 anos foram decorrentes a homicídios.

O nível de escolaridade é um dos aspectos para identificar esses grupos de jovens mortos por homicídio, segundo o Atlas da Violência 2016, um jovem de 21 anos e com menos de sete anos de estudo tem 16,9 vezes a possibilidade de ter uma morte violenta comparado a um jovem de ensino superior.

Segundo esse estudo realizado pelo sociólogo Julio Jacob Waiselfisz, afirma que foram no total de 3,749 jovens e em média 10,23% adolescentes assassinatos por dia no Brasil. Outros motivos dos óbitos são de transporte com 13,9% e suicídios com 3,5%.

As regiões com os maiores índices de violência são o Nordeste com 73,3 mortes a cada 100 mil e no Centro-Oeste com 65,3.

Nos estados do Sudeste, segundo dados do IBGE, Minas Gerais está no segundo lugar no ranking que possui maior população de óbito para homens com 9,1%, ficando atrás do Espírito Santo com 12,3%, São Paulo 7,5% e Rio de Janeiro com 6,4%.


Abaixo confira os índices de óbito na UTI com jovens menores de 15 anos:


http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?pacto/2015/cnv/coapcirMG.def


Saiba mais:


As maiores causas de morte de jovens no Brasil e no mundo, segundo a OMS




Leia mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário