Os
influenciadores digitais são usuários populares na rede e conseguem mobilizar grande número de pessoas por meio de suas opiniões, comportamento e criando
conteúdos próprios. Eles são capazes, por meio dos seus seguidores, de lançar tendências e viralizar conteúdos nas redes sociais.
Com
o crescimento da internet e da tecnologia, as empresas perceberam um campo
fértil no ambiente virtual. Os interesses das empresas estão nos usuários cada
vez mais conectados em qualquer lugar e momento, por meio dos seus smartphones. Além de lucrar com a propaganda dos produtos em veículos
tradicionais, as companhias encontraram na internet um novo meio para vender
suas marcas.
As
empresas se atentaram para esta nova forma de comunicação por compreender que
esta nova geração se inspira em personalidades digitais, tendo referência no
comportamento.
Esta geração se identifica com os influenciadores digitais e
também com os seguidores que as seguem. Os seguidores destas personalidades
querem usar o que eles usam, ouvir músicas que eles ouvem, assistir séries que
eles assistem. Portanto, a identificação dos seguidores é porque estas com
notoriedade no ambiente virtual são pessoas comuns, é “gente como a gente”. Confira o vídeo abaixo:
Os
influenciadores digitais, também conhecidos como formadores de opinião são
contratados pelas empresas para venderem suas marcas. Um dos objetivos é aguçar
a curiosidade dos seguidores, por meio de textos, imagens ou vídeos, gerar
expectativa que o produto poderá ser útil, isso poderá influenciar seus
seguidores a consumirem.
Algo
que vem ocorrendo recentemente é os influenciadores saindo das redes sociais
que eles sempre estão, por exemplo, youtubers estão sendo convidados para
programas de televisão. Isso demonstra que as mídias tradicionais se adaptam
com as novas e vice-versa.
Ser influenciador digital requer diversos aspectos, dentre eles, o carisma.
Deve ser alguém comunicativo e que saiba transmitir uma informação. Também deve ser
criativo e sempre se reinventar, pois permanecer na mesmice tem grande possibilidade
dos seguidores cansarem.
O influenciador digital também deve estar presente nas
redes sociais, pois há públicos que estão no Facebook, mas não estão no
Snapchat, por exemplo.
Imagem: Canal Tech |
Estas
pessoas capazes de mobilizarem seus seguidores vêm a cada dia ganhando seu
espaço com publicação de livros relatando experiências de vida, fazendo papéis
no cinema e também apresentando programas de televisão. Porém, as marcas não
estão contratando apenas grandes nomes, mas também pessoas famosas focadas em
determinados nichos, são chamados de microinfluenciadores.
Os
microinfluenciadores estão em áreas específicas como: personal trainer em uma
conta do Instagram, pode influenciar seguidores que seguem o estilo de vida
fitness; blogueira de moda pode influenciar por meio de tutoriais de maquiagem
e posts sobre moda.
A
tendência dos influenciadores e microinfluenciadores digitais é crescer. As
marcas estão investindo mais no espaço virtual, interessando mais em pessoas
que podem mobilizar pessoas a comprarem seus produtos. Além das marcas, os
influenciadores tornam-se celebridades e de certa forma suas vidas podem ser
fonte de inspiração para determinados seguidores, por seus comportamentos ou
algum texto/vídeo que publicam.
Mas nem tudo são flores, pois estas pessoas com notoriedade na mídia devem atentar sobre o que que publicam, pois podem afetar a vida de
muitas pessoas mediante as suas influências, como é o exemplo da blogueira Gabriela Pugliesi, em 2015.
A microinfluenciadora digital fitness criou um desafio no Snapchat no intuito de incentivar seus seguidores a enviar fotos íntimas para as amigas e autorizar o vazamento caso elas saíssem da dieta e engordassem.
O influenciador, como Pugliesi, deve zelar em suas atitudes, para que no futuro isso não se torne um transtorno. Essa nova profissão não é regulamentada, mas exige tanta responsabilidade e atenção da sociedade como qualquer outra.
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